A Neuropsicologia envolve o estudo das relações existentes entre o cérebro e as manifestações do comportamtento (Lúria).
Utilizando-se uma bateria de testes e procedimentos padronizados, analisa-se detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro, na compreensão das funções cerebrais preservadas, na extensão das perdas funcionais e estabelecer tipos de intervenção específica para cada caso.
É elaborado um relatório detalhado com os resultados, e assim auxiliar o médico especialista no diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos e melhor conduzir o tratamento que pode envolver medicação e/ou reabilitação cognitiva, realizado por um psicólogo ou neuropsicólogo.
Aplica-se em crianças, adultos e idosos.
As principais funções cognitivas são: inteligência, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espaciais, funções motoras e executivas.
A Psicopedagogia é a área de estudo que tem como objetivo a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem; é também uma área de conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais.
Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado, como na percepção de dificuldades (diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).
A plasticidade cerebral visa melhorar o funcionamento e a independência em pacientes para conhecer, para utilizar as funções psicológicas básicas que são designadas como cognitivas: atenção, memória, habilidades sociais, além da capacidade julgar, avaliar e imaginar situações futuras, bem como de usar a linguagem e a comunicação.
Esses problemas cognitivos são resultantes de danos cerebrais ou doenças (TDAH e outros), mais comumente seguidos de trauma cerebral ou derrame.
O psicólogo auxilia no desenvolvimento pessoal e na superação de dificuldades, sejam elas na esfera social, profissional e familiar.
Essas dificuldades podem ser advindas de problemas do dia-a-dia ou de períodos de crise e tem intenso impacto emocional como por exemplo: angústia acentuada, ansiedade constante, desânimo, tristeza prolongada, insegurança e medos excessivos.
Essa assistência oferecida pelo psicólogo se chama psicoterapia.
Tem como objetivo fazer com que a pessoa possa refletir sobre seu jeito de ser e estilo de vida. Assim, o psicólogo direciona a pessoa a um maior autoconhecimento, levando-a a compreender suas dificuldades e encontrar maneiras de enfrentá-las.
Quanto mais você se conhecer, maiores serão suas chances de tomar decisões assertivas em sua vida, na vida das pessoas a sua volta, e conseqüentemente maior felicidade.
Nem sempre infância significa um período livre de preocupações e sofrimento.
Não raramente as crianças e adolescentes chegam aos consultórios de psicologia quando apresentam problemas que ultrapassam o entendimento dos pais e da escola.
Sabe-se que dificuldades são desafios inerentes ao crescimento, mas é necessário atenção aos sinais que indicam que os problemas podem estar prejudicando o desenvolvimento normal.
Muitas vezes a morte de um familiar querido, a separação dos pais, mudança de cidade, chegada do irmãozinho, são suficientes para provocar sofrimento na criança/adolescentes.
Brigas constantes, desobediência e agressividade podem ocorrer e as relações entre pais e filhos ficam desgastada e a família perde o controle da situação necessitando de uma intervenção psicoterápica.
A Ludoterapia, a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e o Coaching Infantil são técnicas transformadoras e visam desenvolver, na criança/adolescentes, meios para que ela possa lidar com o mundo a sua volta de forma saudável.
Com o compromisso de ajudar a família a interagir e a participar de todos os processos de aprendizagem pelos qual a criança/adolescente passará e promover o bom relacionamento entre os familiares e escola.
É uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente.
Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.
Os pensamentos, as emoções, as crenças, as ações, o meio no qual se vive, sua história, as memórias, todos esses aspectos estão interligados e juntos formam o modo de ser de cada um.
Conhecendo as crenças e pensamentos que prejudicam o indivíduo, podemos criar modos alternativos de se ver ou de se comportar mais adequadamente para aliviar seu sofrimento.
Podem ser passadas tarefas complementares para ser feito fora das consultas.
O Estado de Transe ajuda a acessar seu subconsciente.
Entrar em hipnose é ir para dentro de você mesmo, ajudado pelo terapeuta, que vai te orientando como respirar, como sentir seu corpo, como voltar-se para dentro das suas emoções e poder encontrar as saídas para os seus problemas, seus recursos naturais e escondidos lá no fundo da mente.
É um estado onde você fica acordado e mais alerta ao seu estado interno.
Não é sono, você participa ativamente.
As técnicas usadas são de relaxamento, respiração, imaginação ativa, regressão, dessensibilização de medos, fobias e diversas emoções inconscientes.
A Hipnoterapia é usada para problemas psíquicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, maior concentração nos estudos, problemas sexuais, problemas como obesidade, drogas, gagueiras, tiques nervosos, dor crônica e doenças psicossomáticas.
O uso da hipnoterapia é feito para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de tratamento.
Os resultados são de equilíbrio e bem estar mais rápido.
Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.
A palavra coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador.
Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas.
Trabalho com as áreas pessoal e profissional, levando o indivíduo ao crescimento como ser humano, tornando seus relacionamentos mais saudáveis, obtendo uma vida mais produtiva, com foco e realização.
A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão, utilizando testes de vocação e habilidades, projetivos e técnicas complementares no sentido de levar a aumentar o conhecimento de si mesmo e assim elevar as possibilidades de uma escolha assertiva e segura.
Dados de uma publicação de 2004 apontaram diversas razões pelas quais as pessoas podem se frustrar em sua primeira escolha e acabam buscando novas tentativas através da Orientação Profissional, esse índice costuma ser bem elevado.
A Disciplina Positiva uma Associação Americana – Positive Discipline Association (PDA) vem ganhando cada vez mais espaço no mundo e chegou ao Brasil recentemente.
Os conceitos que norteiam essa modelo tem como influencia as teorias de Adler e Dreikurs, além de outros psicólogos Adlerianos. Seus preceitos se baseiam em educar com gentileza e firmeza, levando em consideração o respeito à criança e torná-los cooperativos e responsáveis.
O Educador Parental com certificação internacioanl em Disciplina Positiva está apto a realizar várias vivências com pais e professores para orientar como conduzir seus filhos e alunos a terem comportamento mais assertivo e uma relação sem conflitos e portanto muito mais harmoniosa.