Você sabe o que é a Campanha de Janeiro Branco? Você já escutou sobre esse termo?

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização de saúde mental criada para promover uma reflexão sobre os sentimentos e o impacto deles na sociedade atual. Além disso, colocar em evidência essa pauta cada vez mais essencial para o bem estar do indivíduo e, por consequência, uma vida mais harmoniosa e feliz. Dessa maneira, essa campanha tem o objetivo da prevenção do adoecimento mental,o qual consiste em ser a doença do século.
Mas, qual o motivo de ser no mês de janeiro?
O mês de janeiro é conhecido por avaliar o ano anterior, produzir novas metas e refletir sobre mudanças necessárias para aperfeiçoar suas qualidades e diminuir certos aspectos negativos, os quais pioram nosso cotidiano e nossa felicidade. Por isso, um grupo de psicólogos brasileiros criaram em 2014a campanha de janeiro branco para enfatizar a importância da saúde mental, como diz no seguinte manifesto feito:
Sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.
E qual o porquê dessa percepção?
Porque de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), 12 milhões de brasileiros possuem depressão, ou seja, quase 6 % da população total, tornando o Brasil o segundo lugar de uma lista alarmante.Ademais, a ansiedade está presente em grande parte dos lares, aproximadamente20 milhões de indivíduos,afetando todas as faixas etárias, incluindo as crianças. E, infelizmente, o cenário de adoecimento da saúde mental é recorrente e gradual e, por isso, essa campanha foi desenvolvida a fim de conversar sobre medidas para prevenir as doenças do século, as quais pioraram com a pandemia do Coronavírus.
Mas, como prevenir?
Como dito anteriormente, a saúde mental é essencial para a nossa vida, ou seja, ela está atrelada a nossa saúde física, visto que nosso psicológico afeta diretamente o nosso corpo, podendo causar alergias, doenças gástricas, cardiovasculares, prejudicando o nosso bem estar. Nesse contexto, essa campanha desempenha um papel de informar como é valioso uma vida com a mente em “paz”. Além disso, conversar sobre saúde mental além do campo de doenças, dialogando através dos sentimentos e entendendo o significado verdadeiro de uma vida feliz e bem sucedida.Por isso, uma das maiores armas para a prevenção é a informação correta, afinal as fakes news estão por todo lado para trazer desinformação e perigo para as família. Dessa forma, o Janeiro Branco promove e amplia os debates tão necessários, que antes eram considerados tabus da sociedade, causando grandes problemas na procura de profissionais especializados.
Paralelo a isso, esse mês busca a promoção do autoconhecimento, amor próprio, autoaceitação, qualidade de vida e resiliência,uma vez que trabalhando esses fatores há uma maior chance de resistência para as frustrações inevitáveis do dia a dia. Desse modo, o conceito de bem estar e felicidade está associado à saúde mental.

Mas, o que é saúde mental?
Saúde mental está muito além das doenças. É estar mentalmente saudável para lidar com os sentimentos, desafios, mudanças, problemas incontroláveis do dia a dia, gerando uma harmonização na sua vida e sua família. Assim, percebe-se que seu estado psicológico está interligado diretamente na forma reagimos e como enfrentamos os transtornos que ocorrem nos ciclos cotidianos. Por isso, observa-se que criar novos hábitos ou desfazê-los, como um exercício físico, uma rotina, dormir bem são fundamentais para alcançar essa meta tão essencial.Então, não espere até uma segunda feira para começar ou recomeçar.Semeie todos os dias o que te faz bem.
E como obter uma saúde mental?
Ter uma saúde mental saudável é promover uma vida sem arrependimentos, curtir todos os momentos, ter uma relação de afetos com seus familiares e amigos, ter uma responsabilidade afetiva, zelar pelo seu bem estar e, em especial, se amar.Além disso, é viver de fato, visto que em diversas situações estamos somente sobrevivendo e realizando uma rotina no automático. Por isso, eu te pergunto: Você está vivendo?
Se a resposta é não, mude, pois a vida consiste em ser curta demais para desmerecê-la. Comece com metas pequenas de transformação, como uma alimentação mais saudável, exercícios físicos, um boa noite de sono, se conectar com si mesmo, entrar em contato com a natureza, encerrar certos ciclos tóxicos, perdoar, aproveite sua família e seus laços de fraternidade.
E não se esqueça de você. Para isso, trabalhe o autoconhecimento.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é uma ferramenta indispensável para sua autonomia e felicidade. Se descobrir é de extremo valor para conhecer seus limites, sonhar e realizar metas. No entanto, não é uma tarefa fácil e precisa de um esforço diário e de certas etapas.
A primeira etapa é entender seu “eu” presente. Descobrir quem você é hoje para entender o que planejar para um futuro próximo. Uma autoanalise para conhecer suas maiores virtudes, pontos fortes e suas fraquezas.
A segunda etapa é encontrar seu “eu” desejado. Coloque seus principais objetivos no papel e reflita aonde você quer chegar.
A terceira etapa é buscar o porquê que você deseja esse novo eu. Pensar se essa “nova pessoa” compreende seus valores.
A quarta etapa é o planejamento. Construa estratégias de curto, médio e longo prazos. Estipule datas para ter um maior controle, saia do papel e vá em frente.
Portanto, o Janeiro Branco tem como o objetivo de colocar em evidência a pauta sobre a saúde mental e sua importância, além do adoecimento, o qual está cada vez mais comum na população brasileira. Nesse contexto, é uma campanha de conscientização da sociedade para a prevenção, abordando assuntos como o entendimento dos sentimentos, lidar com as frustrações, mudar quando é necessário, o autoconhecimento, recomeçar e viver de fato. Assim, comece, sonhe e cuide da sua mente, uma vez que quem cuida mente, cuida da vida. E a vida é muita curta para não ser aproveitada.
Se você gostou, compartilhe com sua família e seus amigos.E não deixe de visitar o nosso blog e os nossos outros artigos. Siga as nossas redes sociais.
@gracefalcao
